O Vidro Temperado
O vidro é submetido a um tratamento térmico de têmpera, que torna este vidro mais resistente a choques mecânicos e térmicos, preservando suas características de transmissão luminosa e de composição química. No processo de têmpera, o vidro é submetido a aquecimento controlado que eleva sua temperatura a cerca de 650º C e, logo em seguida, passa por um resfriamento brusco, resultando em um choque térmico responsável pelo aumento de sua resistência mecânica muito maior que o vidro comum.
O vidro temperado é fabricado a partir do vidro comum, por isso possui todas as suas características: transparência, coloração e composição química.
O vidro é cortado na forma e tamanho desejados. Concomitantemente vem a lapidação, depois os recortes e furos necessários. Realizadas estas etapas a(s)peça(s) segue(m) para a têmpera.
A têmpera é realizada no forno horizontal, onde os vidros são transportados em roletes, evitando desta forma as indesejáveis marcas de pinças. Neste processo o vidro é submetido a um aquecimento cerca de 650º C, logo em seguida recebe resfriamento brusco, através de sopradores que jogam ar sob pressão, aumentando assim a resistência do vidro.
O sistema de têmpera horizontal também permite a produção de vidro temperado em grandes chapas e pequenas espessuras.
É importante salientar que o processo de têmpera é irreversível, ou seja, o vidro uma vez temperado não pode sofrer nenhum tipo de recorte, lapidação ou furação.
O vidro temperado, ao quebrar-se, é fragmentado em pequenos pedaços, arredondados e pouco cortantes.
O vidro de segurança temperado pode quebrar-se com o manuseio inadequado, em situações de:
- Impactos violentos na abertura ou fechamento da porta do box;
- Esforços mecânicos excessivos;
- Contato do vidro com materiais rígidos, como: metal, mármore, azulejos, granito, etc.
OPÇÕES DE CORES
Float: Incolor, fumê, verde, azul e bronze. Fantasia: Pontilhado, antílope, quadrato e astral.